Microagulhamento

O que é Microagulhamento?

O microagulhamento é uma opção de tratamento para várias disfunções estéticas da pele, como cicatrizes de acne, rejuvenescimento facial, estrias, lipodistrofia ginoide e tratamentos capilares. O procedimento é realizado por uma caneta elétrica de microagulhamento, com certificação na ANVISA.

O tratamento é realizado por meio da perfuração do estrato córneo, com movimentos de vai e vem, sem danificar a epiderme. Esse processo permite a liberação de fatores de crescimento, que vai incentivar a produção de colágeno e elastina na derme papilar

Quais são as indicações?

O Microagulhamento é indicado para homens e mulheres que desejam rejuvenescer a pele e aumentar a produção de colágeno na região, promovendo a melhora das rugas, das cicatrizes de acne e a das estrias, alguns casos de queda capilar e calvície, cicatrizes hipertróficas e queimadura.

microagulhamento 1

Quais são as fases do processo de microagulhamento?

Após a lesão, inicia-se a fase mais importante do tratamento, a cicatrização, que pode ser dividida em três fases:

 1 – Fase inflamatória (1 a 3 dias): ocorre imediatamente após a lesão, formando coágulos para proteger de contaminação, liberando histamina e serotonina, promovendo a vasodilatação e fazendo a quimiotaxia de neutrófilos e monócitos, responsáveis pela liberação de queratinócitos. O novo tecido depende de fatores de crescimento (MDGF – Fatores de Crescimento Derivados de Macrófagos), que incluem os fatores derivados de plaquetas (PDGF), os fatores transformadores alfa, beta, os interleucina-1 e fator de necrose tumoral. Após 72 horas, os linfócitos T liberal a interleucina -1, reguladora da colagenase e as linfocinas. Estas são responsáveis pela resposta imunológica. 

2 – Fase proliferativa (3 a 5 dias): a ferida é fechada pelos processos de epitelização, angiogênese, fibroplasia e depósito de colágeno. Nestas etapas, a membrana da camada basal restaura os tecidos, a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) promove nutrição e oxigênio, a fibroplasia se inicia de 3 a 5 dias após a lesão e pode perdurar por 14 dias, ativando os fibroblastos e a produção de colágeno tipo I e formação de matriz extracelular. O aumento de queratinócitos na presença dos fatores de crescimento epidérmicos é 8 vezes maior. Daí a importância de se fazer associação de ativos durante o tratamento com microagulhamento. Até o 20º dia do procedimento, a inflamação tende a diminuir para permitir a formação de um novo tecido. 

3 – Fase de remodelamento (28 dias a 2 anos): nesta fase há o aumento da resistência tecidual. Tazima et al, (2008), afirma que nesta fase de remodelamento o colágeno tipo I passa para o tipo III , aumentando a força tensora do tecido em até 80%.

Microagulhamento dói?

Como o procedimento possui agulhas em sua aplicação, pode haver algum desconforto, mas a dor irá depender de cada organismo e o anestésico diminui o desconforto durante o procedimento.

O tamanho da agulha varia a cada caso, e para saber qual é o mais indicado para você é recomendado passar por uma avaliação com a especialista.

Como fica a pele depois do microagulhamento?

Após a sessão do Microagulhamento sua pele pode apresentar vermelhidão, um pequeno inchaço e em alguns casos, edemas que irão permanecer por 2 a 3 dias. 

microgulhamento 2

Cuidados após o microagulhamento

Devido ao tempo de fechamento dos microcanais, não é recomendada a utilização de filtro solar ou de maquiagem logo após o procedimento. Os produtos devem ser utilizados somente 24h após a sessão.

Compressas geladas de soro fisiológico e aplicação de água termal, podem e devem ser aplicadas em caso de qualquer ardência e sensação de calor. Existe a possibilidade de a pele apresentar a formação de algumas crostículas e ardência. Tais fatores irão depender principalmente da sensibilidade da pele do cliente e do tamanho da agulha utilizada.

Evite pegar sol na região durante os primeiros 30 dias, pois a pele estará mais sensível e há mais chances de surgir manchas na região.

Em quanto tempo começo a perceber os resultados?

Os resultados dependem de cada organismo, mas normalmente começam a ser visivelmente percebidos após a segunda ou terceira sessão. Porém, a maioria das pessoas já nota melhora na textura e luminosidade da pele a partir da primeira aplicação.

No caso das estrias, os resultados demoram um pouco mais para aparecer, geralmente após 30 dias você também já irá perceber uma diferença na região.

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões irá depender de cada caso, por isso, é importante passar por uma avaliação com uma das nossas especialistas, pois ela irá verificar se este é a melhor indicação de tratamento, ou se haverá a necessidade de uma combinação de protocolos para potencializar o resultado

Contraindicações

O Microagulhamento não é indicado para grávidas, diabéticos, doenças severas de pele, como câncer, rosácea e herpes ativa.

O procedimento também não é indicado para pessoas que utilizaram isotretinoina em um tempo inferior a 6 meses.

Preciso ficar alguns dias sem trabalhar depois do Microagulhamento?

Não é preciso se afastar das atividades cotidianas. As microlesões se fecham pouco tempo depois do procedimento. Indica-se a aplicação de um creme hidratante suavizante, pois a pele fica um pouco mais sensível, e os cuidados normais de higienização e proteção solar.

Existe alguma restrição de idade para fazer Microagulhamento?

Não. O Microagulhamento pode ser feito em qualquer idade, contanto que o tratamento seja indicado por um especialista.

Quem tem pele acnéica pode fazer Microagulhamento?

Sim, mas é necessária uma avaliação com um profissional para que ele avalie a sua pele antes do tratamento.

Locais de Tratamento

estetica

A clínica mais tecnológica da região

Queremos fazer parte da sua transformação, e trazer mais Saúde, Qualidade de vida e Bem-estar para sua nova versão.

Clique no botão abaixo e conheça já nossos tratamentos.

estetica

Preencha o formulário que entraremos em contato com você!